domingo, 17 de dezembro de 2017

Por que Estudar Teologia?

Alister McGrath, um dos grandes Teólogos e defensor da fé racional do atual século, nos faz deleitar com uma série de argumentos do porquê um cristão deve se preocupar em adentrar no campo da teologia e de preferência buscar uma especialização. E tendo em vista esta preocupação que comungo, estarei trazendo um pequeno resumo dos principais argumentos encontrados no seu livro:



MCGRATH, Alister. Teologia Para Amadores. 1a ed. SP: Mundo Cristão, 2008, 68 p.


O referido autor citado acima, começa a sua argumentação nos levando a uma resposta concreta sobre um dos maiores e principais papéis da teologia: "nos ajuda a expressar o que queremos dizer sobre Deus". Na continuação do seu raciocínio ele toma como base as seguintes premissas.

  • A teologia nos força a fazer perguntas e além disso, nos leva a reflexão. Ela nos oferece a oportunidade de aprofundar o entendimento e o apreço por nossa fé
  • A mesma permite ver os sentidos e ampliar a consciência das maravilhas que podemos encontrar na bíblia que denominamos como ínfimos e simples.
  • A teologia é uma jornada de descobrimentos rumo ao coração da bíblia, ela serve para evidenciar as consequências das afirmações bíblicas existentes e tudo o que possamos encontrar nela.
  • A teologia nos ajuda a fazermos conexões entre os diferentes aspectos da fé. São camadas nos alicerces nos quais podemos crescer construindo uma busca entre a fé e a vida.
  • A teologia permite identificar e apreciar os elementos individuais da fé cristã.

Baseado em todas as premissas acima, o autor nos traz como conclusão a seguinte ideia:



"Estudar teologia é como abrir uma porta. Atrás dela há um mundo de tesouros e podemos pega-los um por um e nos maravilharmos com a sua beleza e riqueza. Abrir a porta da casa de tesouros da teologia cristã é examinar cada um dos grandes temas da fé cristã". Mas convém salientarmos as palavras finais do referido autor: “O que importa na teologia é como aprender mais sobre o Deus vivo e amoroso e servi-lhe por inteiro com a mente e o coração”.

Conclusão: 

É claro que não trouxemos uma série de argumentações ricas em detalhes e com um grande poder de convencimento – a minha ideia não é esta, apesar que eu acredito que tal conteúdo exposto fora suficiente para alcançarmos o nosso objetivo – mas sendo bastante lacônico, desejávamos proporcionar ao nosso leitor a consciência do quanto a teologia se faz necessária a todo o cristão. Pois estamos presenciando cada dia mais o que Deus falou para Oseias: Eis que o meu povo está sendo arruinado porque lhe falta conhecimento da palavra [...] (Oseias 4.6 [BKJ])

Nenhum comentário:

Postar um comentário