Texto Base: Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos,
(Salmos 92:14)
Objetivos
1 Esclarecer o que é o Proati
1.1 Definição da chamada Terceira Idade
1.2 Os motivos sociais e teológicos que levaram a criação de tal programa nas Ad’s
1.3 Idoso ou Velho? Existe diferença?
2 A Terceira Idade, o Início de uma Nova etapa de Felicidade
2.1 Terceira idade, Promessa Divina
2.2 Tempo de Recriação
2.3 Tempo de Paz
2.4 Tempo de Renovo
2.5 Tempo de Cuidado
3 A Terceira Idade, uma vida Frutífera
3.1 A Extensão de uma Vida Frutífera
Introdução
Em alguns períodos da História chegar aos 60 anos era uma façanha. Houve um tempo em Roma que as mulheres Romanas dificilmente conseguiam chegar a esta idade maravilhosa. Até o Século 19 a expectativa da vida na Europa não era além dos 45 anos; entretanto, os tempos mudaram, e devido ao aumento da expectativa de vida, precisamos ser cônscios de tudo aquilo que está intrínseco a esta tenra etapa da vida, entendendo qual é o plano de Deus para aqueles que estão e entrarão na terceira idade, e o que revelou sobre como se dará o seu relacionamento para com os tais, para que medos, angústias e temores não afetem este momento tão gracioso que é a terceira idade.
1 O que é o Proati?
O PROATI (Programa de Apoio à Terceira Idade) foi idealizado, pela irmã Judite e pelo pastor Aílton José Alves. Após 05 (cinco) anos de oração, Deus revela ao Pastor Ailton, o Pb. Daniel Gonçalves e sua esposa ir. Cirlene Sales para coordenarem e implantarem o Programa de apoio a Terceira Idade. Ambos também direcionados por Deus, abraçaram a causa e deram início ao projeto, planejando, organizando e promovendo o I Seminário de Capacitação que aconteceu no período de 08 a 12 de março de 2006, com o tema: “[...]Até as cãs eu vos levarei nos braços..." (Isaias 46: 4b) onde foram capacitados em torno de 2.000 (dois mil) voluntários. No Seminário foram ministradas diversas palestras sobre direito do idoso, saúde física, mental e espiritual, contando com a participação de diversos profissionais como: médicos, advogados, pastores, psicólogos, professores etc. Em continuação, formaram equipes de apoio e foram feitas reuniões nas 50 (cinquenta) áreas do recife, para implantação do Proati, onde foram dados esclarecimentos e orientações aos voluntários designados pelos coordenadores de área, quanto aos objetivos e a forma de fazer o trabalho com a terceira idade. O trabalho foi implantado na maioria das congregações e foram cadastrados os irmãos com a idade superior a 60 (sessenta) anos.
1.1 Definição da chama Terceira Idade
Via de regra a terceira idade é a faixa etária da vida humana que começa entre a partir dos 60 anos; entretanto no contexto judaico tal faixa etária se iniciava aos 70 anos (Sl 90.10); a partir de tal idade é designado o adjetivo idoso para tais pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. Todavia, para efeito de formulação de políticas públicas, esse limite mínimo pode variar segundo as condições de cada país.
1.2 Os motivos sociais e teológicos que levaram a criação de tal programa nas Ad’s
Devido ao grande número de pessoas idosas na igreja, doentes, sem participar do trabalho da mesma, sem ninguém que cuidasse deles, e também sem quem os acompanhassem houve a necessidade do estabelecimento de tal programa. As Sagradas Escrituras nos mostram o princípio de tributar devidas honras a quem está na Terceira Idade, os mais velhos são vistos pela bíblia como pessoas que merecem nosso respeito. “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa” (Ef 6.2), “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho, e terás temor do teu DEUS. Eu sou o Senhor” (Lv 19.32). Por isso a igreja apressou-se em organizar um ministério voltado exclusivamente a terceira idade
1.3 Idoso ou Velho? Existe diferença?
Idosa é uma pessoa que tem muita idade. Velha é uma pessoa que perdeu a jovialidade; contudo, “nem todo idoso é velho e há velho que nem chegou a ser idoso”.
O VELHO é aquele que tem carregado o peso dos anos. Que em vez de transmitir experiência às gerações vindouras, transmite o pessimismo e a desilusão. Para ele não existe ponte entre o passado e o presente, pois lá existe um fosso que o separa do presente, pelo apego ao passado.
O VELHO cochila no vazio de sua vidinha e suas horas se arrastam destituídas de sentido.
As rugas do VELHO são feias, porque foram vincadas pela amargura.
IDOSO é aquela pessoa que tem tido a felicidade de viver uma longa vida produtiva, de ter adquirido uma grande experiência. Ela é uma porta entre o passado e o futuro e é no presente que os dois se encontram.
O IDOSO leva uma vida ativa, plena de projetos e preenche de esperança. Para ele o tempo passa rápido e a velhice nunca chega.
As rugas do IDOSO são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso.
Em suma, o IDOSO e o VELHO são duas pessoas que até podem ter no cartório a mesma idade cronológica, mas o que têm são as idades diferentes no coração.
2 A Terceira Idade, o Início de uma Nova etapa de Felicidade
A terceira idade não deve ser vista como o fim de uma existência, mas como o início de uma nova etapa na vida do ser humano. Uma nova etapa para anunciar que reto é o senhor [...] e que nele não há injustiça (Salmos 92:15). É uma nova etapa relacional não apenas entre o Idoso e Deus, mas também entre Deus e o Idoso.
2.1 Terceira idade, Promessa Divina
“Não edificarão para que outros habitem, não plantarão para que outros comam, porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até à velhice” (Is 65.22)
2.2 Tempo de Recriação
“Ele te será recriador da alma e conservará a tua velhice” (Rt 4.15)
2.3 Tempo de Paz
“E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado” Gn 15.15
2.4 Tempo de Renovo
“Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão”. (Isaías 40.31)
(1) A força divina para vivificá-los no meio do cansaço e da fraqueza, do sofrimento e das provações;
(2) A capacidade de elevar-se acima das suas dificuldades
(3) A capacidade de correr espiritualmente sem se cansar e de caminhar firmemente para a frente sem desfalecer, quando parece que DEUS demora em agir. DEUS promete que se o seu povo confiar nEle com paciência, Ele proverá todo o necessário ao seu sustento continuamente (1 Pe 1.5).
2.4 Tempo de Cuidado
“Eu vos carregarei” (Isaías 46:4)
3 A Terceira Idade, uma vida Frutífera
Como os Idosos ainda podem produzir fruto?
O fruto que os justos produzem é o fruto dos lábios, o fruto de declarar que o Senhor Deus é justo. Dos recém-nascidos até os mais velhos, os justos proclamam, dizendo: O Senhor é justo. Ele é minha Rocha. Nele não há injustiça. Convém salientar que o Salmo 92 trata-se de um Cântico para o dia de sábado” (shîr leyôm hashavvat). Como, no antigo Israel, o sábado não era apenas tempo de “descanso solene”, mas também de “santa convocação” (Sl 23.3), entende-se que o salmo foi escrito com a finalidade de ser utilizado no culto a Deus. Segundo esse propósito, o salmista produziu um texto realmente útil, pois destaca certos pontos que podem passar despercebidos diante das muitas preocupações diárias, mas que não podem ser menosprezados quando se está a cultuar o Senhor. Não importa a idade, temos motivos para adorar ao nosso Deus.
3.1 A Extensão de uma Vida Frutífera
A declaração “o Senhor Deus é justo” ampliasse até mesmo no nosso modo de viver. Com louvo de gratidão nos tornamos, mesmo em idade já avançada, trabalhadores, independente do contexto no qual estamos inseridos, como por exemplo:
Auxiliar na educação dos netos (Rt 4.13-17)
Devemos ser sempre dispostos a cuidarem dos nossos netos, dispensando aos mesmos tudo de amor que possuímos e sublimes lições de vida.
Conselheiros dos mais jovens (1 Rs 12.1-15; Êx 4.29; 19.7; At 15.2)
Feliz são aqueles que ouvem os conselhos dos mais velhos. Na multidão dos conselhos se acha sabedoria. Devemos estar aptos para o aconselhamento. (Pv 24.6)
Intercessores (Lc 2.36-38)
Deveremos sempre estar dispostos a orar reunidos na Igreja
Voluntários (Pv 23.18).
Sempre dispostos a ajudar em alguma tarefa para o bem comum, não por algum pagamento.
4 Conclusão
Deus tem operado grandes maravilhas através do projeto (PROATI), e hoje conforme dados estatísticos fornecidos pelo deptº de informática da igreja, temos mais de 23.000 idosos sendo acompanhados e visitados pelos voluntários do PROATI e vemos cumprida na vida dos idosos a promessa contida em Isaias 46: 4, que diz: "E até à velhice Eu serei o mesmo e ainda até as cãs, Eu vos trarei e vos levarei..." um fato curioso é que os cultos voltado para a terceira idade são os mais prestigiados pelos irmãos, e eles fazem um belo trabalho, cantando, visitando outros grupos do tipo, pregando etc.
A terceira idade, em resumo, é o patamar grandioso, prazeroso, tranqüilo, liberto e auto-suficiente, pois contém todas as outras idades - Grande idade, bela idade, feliz idade. A terceira idade é idade da confraternização, do carinho, da bondade e da generosidade.
PENSANDO BEM, VELHICE NÃO É VELHICE; É A JUVENTUDE MELHORADA.
Em nossos dias de descanso celebramos a grandeza do Senhor. Louvamos a fidelidade dele. Damos graças pelas obras dele. Não podemos parar a corrida, é perigoso, não podemos desanimar, temos que prosseguir. O nosso Preparador Espiritual, o Espírito Santo irá conosco; se cairmos Ele lhe nos carregará em seus braços, nos consolando, animando, desejando que cheguemos ao “pódio” – “Esforçai-vos e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles (dos obstáculos), porque o Senhor, vosso Deus, é o que vai convosco; não vos deixará nem vos desamparará” Dt 31.6.
Não deixe que os obstáculos citados se tornem o centro dos seus pensamentos, mas busque a paz, a presença e a alegria do Espírito Santo em oração, louvor, adoração - Fp 4.6,7.
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” - II Tm 4. 7, 8. “Corramos de tal maneira que o alcancemos” – I Co 9.24b
REFERÊNCIAS
_________________________________________________________
Lições Bíblicas, 2º trimestre de 2004 - Eliezer Lira
Comentário Bíblico Beacon – Jó a Cantares
Comentário Bíblico Moody
Comentário Bíblico Mathy Henry

Nenhum comentário:
Postar um comentário